contacts.jpg
CIA Fotovoltaica

Perguntas e Respostas Frequentes

FAQ

Perguntas e Resposas
Para você

A CIA Fotovoltaica está a disposição para tirar todas suas dúvidas sobre energia solar.

Como o sistema funciona no período da noite ou quando o céu está encoberto por nuvens?

O sistema fotovoltaico funciona de acordo com a incidência de raios solares nos painéis, logo, se a radiação solar recebida pelos painéis for alta, o sistema gerará mais energia elétrica. Vários fatores podem influenciar a captação de energia solar, como o período noturno, obstrução dos raios solares causada por nuvens, etc. Para que o sistema mantenha a geração de energia de forma eficiente, é preciso realizar os ajustes necessários para que os momentos sem a presença do sol não interfiram na geração de energia.

Como a energia elétrica é gerada?

As células fotovoltaicas quando são expostas à energia solar, ocorre o processo de absorção de fótons pelos elétrons. Os elétrons livres são transportados por materiais semicondutores, que invariavelmente, são feitos de silício, até serem puxados por um campo elétrico, que é composto por uma diferença de potencial entre os semicondutores.

Os elétrons são transportados para fora das células de energia solar para serem convertidos em elétrica. Assim, a energia passa pelo inversor transformando a corrente elétrica dos painéis em alternada.

O processo é sustentável?

A energia gerada por meio do sistema fotovoltaico é 100% limpa e não produz resíduos como a energia térmica e nem tem impactos ambientais como as hidrelétricas. A sílica utilizada no processo é encontrada com abundância e a radiação solar é inesgotável. O Brasil tem um grande potencial de utilização por ter grandes períodos ensolarados.

O sistema solar fotovoltaico produz poluição sonora?

Todo o processo de fabricação de energia é silencioso, sem a emissão de qualquer barulho, trazendo conforto para os lares que possuem os painéis solares.

Sistema conectado à rede (On-Grid) e sistema autônomo (Off-Grid).

Os dois sistemas são parecidos. Os painéis são os mesmos, a diferença está na forma de armazenamento da produção excedente. No sistema conectado à rede (On-Grid) a energia é introduzida na rede elétrica da concessionária local, enquanto no sistema autônomo fica reservada em baterias, para ser utilizada nas ocasiões que não há geração de energia.

Com o sistema fotovoltaico posso abdicar da rede elétrica convencional?

Neste caso só para sistemas autônomos, pois eles não possuem ligação com a rede elétrica. Este sistema é indicado para locais que não possuem rede elétrica, como fazendas, por exemplo. Nos centros onde há a presença de rede elétrica o recomendado é um sistema conectado à rede, já que o banco de baterias requer um investimento maior, tanto na instalação, quando na manutenção.

Qual sistema devo escolher?

O sistema autônomo (Off-Grid) possui um custo maior para a instalação do bando de baterias e são indicados para lugares sem a rede de energia elétrica. Já o sistema interligado à rede (On Grid) é o mais viável por apresentar um custo menor, já que não utiliza as baterias do sistema autônomo (Off-Grid). 

Qual o custo de instalação de um sistema fotovoltaico?

Os custos dependem de vários fatores, como equipamentos, frete e mão de obra. Cada pessoa tem sua necessidade e o valor varia de acordo com a demanda do consumidor.

A instalação de um sistema fotovoltaico ocupa muito espaço?

Os painéis têm em média o tamanho de 2m x 1m, mas a área que o sistema irá ocupar depende do consumo de cada cliente e a sua necessidade.

A instalação de um sistema fotovoltaico leva quanto tempo?

Depende da demanda de cada cliente. Uma instalação em uma residencial pode levar até três dias, enquanto em uma empresa pode levar até 40 dias.

O que tenho que fazer para obter um sistema fotovoltaico?

Contacte nossa equipe, de acordo com a sua solicitação vamos elaborar um planejamento adequado às suas necessidades. Nossos profissionais são preparados para atender todos os tipos de clientes.

Caso falte energia elétrica, minha casa ficará sem luz mesmo com um sistema fotovoltaico?

Os sistemas que são conectados à rede param de funcionar, caso falte energia convencional. Se você tiver um aparelho que não possa ficar desligado por um determinado tempo, é preciso instalar um banco de baterias para ocasiões em que falte energia elétrica.

Quais os benefícios quando se instala um sistema fotovoltaico em residência ou empresas?

Os sistemas fotovoltaicos não agridem o meio ambiente sendo sustentáveis. Além disso, o cliente passa a gerar a sua própria energia, com um retorno financeiro rápido após a instalação.

Existe a possibilidade de se instalar um sistema fotovoltaico em um local e redistribuir para outros lugares?

Uma norma da Aneel 482/687 prevê essa realocação de energia, sob condição de que o titular do sistema a ser instalado seja o mesmo da usina já estabelecida.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
podemos te ajudar?